domingo, 9 de setembro de 2012

Curiosidades sobre Tarântulas

Tarântula 
As tarântulas ou aranha de jardim, são aranhas comuns no nosso dia a dia, quem tem um jardim com gramado ou perto de piscinas, já deve ter visto uma aranha que corre rápido quando descoberta. Não é agressiva, mas pica se molestada ou quando colocamos a mão ou os pés acidentalmente. É encontrada praticamente pelo mundo todo, até em regiões frias cobertas de gelo. Adaptam-se facilmente a vários ambientes.
Não produz teia, possui aspecto feroz e esconde-se em cavidades naturais de terrenos.Possui patas robustas e peludas, assim como o cefalotórax vermelho-escuro, com bandas acastanhadas. Só pica quando é atacada, e o seu veneno não é dos mais perigosos.
Possuem o corpo com coloração marrom, corpo com 5 cm de envergadura das pernas.
A fêmea produz uma ooteca de cor cinza, que possui em média 800 ovos ou mais, é normal produzir três ootecas depois da cópula, sendo que pode morrer após a última postura.
A maior parte das aranhas alimentam-se de insetos. As Tarântulas também, mas são necessárias grandes quantidades de insetos para satisfazer uma grande Tarântula.
Existe uma Tarântula na aqui na América do Sul que possui umas patas com cerca de vinte e cinco centímetros de comprimento. Aranhas de tais dimensões têm como presas animais tão grandes como pequenos pássaros, ratos lagartos e centopéias gigantes.
Quando uma tarântula pica, afunda as suas quelíceras na presa e depois bombeia o seu veneno das glândulas do veneno.
As aranhas não podem mastigar. Assim, elas usam as suas quelíceras para injetar as suas presas com o veneno paralisantes, depois injetam o animal com líquidos solventes para dissolver as porções internas das presas. Por fim, sugam todo o líquido do interior da presa e abandonam a sua carcaça seca.

As Tarântulas não são perigosas para os Humanos. Elas raramente mordem pessoas, e o veneno que produzem, geralmente causa menos problemas que o veneno de uma abelha.
A sua picada produz uma ardência no local, sem maiores conseqüências, a dor pode ser acalmada através de analgésicos orais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário