Pertencem à ordem Rodentia, da família dos esciúridos. O seu corpo mede entre 19 e 24 centímetros e a cauda de 15 a 20. Trata-se de uma espécie não ameaçada.
O esquilo é uma espécie antiga. Foram encontrados restos fosseis entre os 20 e os 30 milhões de anos de idade. Hoje em dia, os esquilos habitam nos cinco continentes. Em Espanha podemos encontrar exemplares de duas espécies, o esquilo vermelho e o mouro. O esquilo vermelho é um animal muito sociável e simpático. É habitual ver em parques e jardins. Gosta muito da presença humana e pode aceitar alimentos das pessoas.
Quando vive nas florestas e não está acostumado às pessoas, foge ao menor ruído ou movimento. Uma vez a salvo, a sua curiosidade fará com que veja o que causou a sua fuga. Os esquilos são animais geralmente rápidos e ágeis. Isto é devidos às unhas que têm nos dedos, que permitem trepar as árvores rapidamente. Ao descer de uma árvore, sempre o fazem de cabeça para baixo. A mobilidade que tem nas suas patas da frente lhe permite segurar e descascar os alimentos com grande facilidade.
![]() | ![]() |
O ninho que estes animais constroem é de muita importância. Geralmente têm mais do que um no seu território que tem por norma de 200 a 300 metros. Os machos delimitam estes territórios através de urina de outro tipo de marcas. O ninho principal é usado pela fêmea para dar à luz as suas crias e o resto para descansar, como esconderijo ou para armazenar alimentos. A água é um factor que condiciona a sua existência como espécie, pelo que necessita de viver perto de lugares com a presença contínua de água para que nunca tenham falta dela.
O esquilo é um animal activo durante todo o ano, pelo que não hiberna. Quando chegam os dias mais frios ou mais quente, ele diminui a sua actividade, escondendo-se nos seus ninhos. As primeiras horas da manhã e da tarde são as horas de mais actividade deste animal.
------------------------------------------------------------------------
Características do Esquilo

Em liberdade, vivem em tocas que escavam no chão. Nelas armazenam alimentos para o Inverno. Fazem dois ninhos, um leve no Verão e outro impermeável no Inverno. Alcançam a maturidade sexual antes de cumprir um ano e o seu período de reprodução se geralmente dá na Primavera. A sua esperança média de vida está entre os 8 e os 12 anos. O período de gestação dura um mês é tem por norma entre 3 a 5 crias.
Os esquilos estão mais propícios a serem domesticados se não tiverem outras acompanhantes na sua gaiola. Na altura de tentar ver algum tipo de problema, é um pouco difícil devido ao seu carácter inquieto. Quando mais conhecemos o nosso esquilo, mais facilmente saberemos se passa-se algo. Se o anima tem confiança em nós, será mais fácil que deixe verificar.
Os esquilos têm uma cauda peluda que utilizam para comunicar. A utilizam como sinal que adverte da presença de predadores assim como para assustar potenciais adversários. Também lhes serve para manter o equilíbrio quando salta de um galho para outro e nos voadores lhes serve também para amortecer qualquer queda como se de um pára-quedas se tratasse. Como todos os roedores, têm dois grandes dentes da frente. A suas patas dispõem de quatro dedos nos membros da frente e cinco nos de trás.
A alimentação dos esquilos se baseia em fruta, flores, bolotas, nozes e vários tipos de sementes que armazenam nas suas tocas para quando chegar o Inverno. Completam a sua dieta com insectos e aranhas. Para transportar esses alimentos de um lugar para o outro, eles o fazem usando as grandes bolsas que têm no focinho.
Apesar de parecerem animais simpáticos e graciosos, os esquilos não são especialmente recomendados como animais de estimação. Isto é devido aos seus dentes que podem crescer demasiado quando vivem em cativeiro, o que lhes pode causar a morte. Se eles se sentirem ameaçados, são capazes de morder e dessa forma podem transmitir doenças.
-------------------------------------------------------------
Domesticação de Esquilos

Os esquilos que encontramos nas lojas de animais foram criadas em cativeiro pois os silvestres, aqueles dos nossos matos e florestas, estão protegidos e não se podem ter em casa. A raça mais comum é o esquilo Coreano.
Quando comprarmos o esquilo e este é jovem, podemos chegar a domesticá-lo. Podemos interagir com ele se formos cuidadosos com os nossos gestos. Podemos tirá-lo da sua gaiola para colocá-lo numa zona pequena sem móveis nem sítios aonde se esconder.
Os esquilos são muito ágeis e rápidos pelo que se não quiserem voltar a entrar na gaiola, será uma tarefa difícil apanhá-los. Devemos proteger as mãos com luvas pois se o agarrarmos mal eles nos podem morder.
Se o esquilo tem menos de um mês e a continuarmos a alimentá-lo com biberão, serão mais fácil que confie em nós. De qualquer das formas, recomenda-se que se adquira esquilos com mais de um mês de vida pois estes já estão fortes e saudáveis, contudo requerem mais alguma paciência para os domesticar.
------------------------------------------------------------------
Esquilos Coreanos
O nome científico do esquilo Coreano é de Eutamias sibiricus e o seu nome comum é de esquio riscados. São roedores que se tornaram animais de estimação populares à pouco tempo, daí os seus preços serem tão elevados. Se os compararmos com outros roedores, os esquilos Coreanos têm a cabeça de forma afiada e as orelhas pequenas. Os exemplares adultos medem entre 14 a 19 centímetros e o seu peso oscila entre os 100 e os 125 gramas.
A sua cor pode ir desde do castanho claro até ao avermelhado e o seu pêlo é suave e curto. O seu nome “esquilo riscado” deve-se ao facto de desde do seu focinho até à cauda ter 5 riscos pretos e entre elas dois riscos de cor creme, mais dois de cor castanhos. Foi comprovado que as fêmeas desta espécie vivem pouco mais do que os machos e que a sua esperança média de vida supera o dos outros roedores.
Os machos vivem entre 3 a 5 anos enquanto as fêmeas vivem entre 4 a 9 anos. Geralmente é um animal que se move no chão, mas também é capaz de subir as árvores para procurar alimentos. A sua alimentação em liberdade se baseia principalmente em sementes e frutos, pelo que se tiver em cativeiro, deveremos disponibilizar esta comida. O mais recomendável é adquirir comida preparada para hamsters e ratos.
-------------------------------------------------------------
Esquilos Voadores
Como são animais nocturnos, é recomendável colocares a sua comida quando for de noite. O cálcico é muito importante para eles devido aos seus ossos serem muito leves, para poderem voar. Isto é importante pois ele é activo mais à noite, pelo que não ficam tão expostos à luz solar, factor importante para que o corpo gere as substâncias necessárias para absorver melhor o cálcio.
![]() | ![]() |
Tenho uma esquina já com 11 anos, e está a ficar com as unhas muito grandes, posso cortar um pouco, ou não é recomendável?
ResponderExcluirEu gosto de esquilo e qero compra um esquilo coreano
ResponderExcluir