domingo, 9 de setembro de 2012

Curiosidades sobre a Aranha Viúva-Negra.

Aranha viúva-negra 
A viúva negra (Lathrodectus tredecimguttatus) é uma aranha escura, com o corpo medindo cerca de 1 cm, possui algumas linhas brancas e 13 manchas vermelhas vivas no abdômen. Só a fêmea é descrita com sendo perigosa. A virulência da picada de pende não só da estação do ano, como da sensibilidade da vítima.
O veneno desta aranha é muito tóxico, no entanto, produz uma pequena quantidade, pelo que só há perigo para crianças pesando menos de 15 Kg.
Não são agressivas, picam somente quando comprimidas ao corpo, como por exemplo quando calçamos um sapato, ou colocamos um boné.
Ocorrem em vegetação arbustiva, e podem aparecer perto de residências também.
Logo após a picada, aproximadamente depois de 35 minutos, inicia-se uma dor local, do tipo mialgia, de intensidade e extensão variáveis, sudorese, agitação psicomotora, podem ocorrer também a taquicardia, hipertensão arterial e arritimias cardíacas, dores abdominais, cãibras. O veneno da viúva negra tem ação neurotóxica. Vítimas como crianças, pessoas com cardiopatias, gestantes e idosos, são considerados como do grupo de risco, devendo ser o tratamento, mais intensificado devido a probabilidade de posteriores complicações.
Entre 1980 e 1990, foram registrados 64 casos na Bahia e acidentes isolados no Rio de Janeiro, Niterói, e Agudos. Alguns casos fatais foram descritos no Chile, EUA, África, Austrália E Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário