Esses sapos, conhecidos como poison dart frogs (em inglês) produzem toxinas que estão entre as mais potentes do reino animal e, uma espécie específica, conhecida como golden poison frog, ostenta o titulo de vertebrado mais venenoso do mundo.
Para não causar confusão, vale lembrar a diferença entre venenoso e peçonhento, já que esse último possui meios de inocular o veneno por meio de presas ou ferrões e o animal venenoso precisa ser tocado ou ingerido para o veneno fazer efeito.
Alguns fatos interessantes sobre esses animais:
1- O sapo recebeu o nome de poison dart frog, porque os índios da região usam sua toxina para envenenar as pontas dos dardos e flechas utilizados em suas caçadas.
P.Terribilis
2- Um único exemplar da variedade golden poison frog (Phyllobates Terribilis) e tão tóxico que apenas tocá-lo pode ser muito perigoso.Ele carrega veneno suficiente para matar até 20.000 ratos ou 10 pessoas.
3- A espécie está espalhada pela América Central e parte da América do Sul mas, o P.Terribilis é endêmico a uma região da Colômbia.
5- A batracotoxina é muito rara e só é encontrada na variedade golden poison frog.Curiosamente doispássaros venenosos (isso mesmo, pássaros venenosos) da distante Papua Nova Guiné também produzem essa toxina.Um deles, já foi postado aqui no blog.
6- Existe apenas um predador para esses anfíbios.A cobra Liophis Epinephelus consegue resistir até mesmo ao P.Terrbilis, apesar de não ser completamente imune.
Vejam a seguir uma coleção de fotos de algumas variedades do belo e perigoso poison dart frog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário