sexta-feira, 18 de maio de 2012

Curiosidades dos Leões


As Leoas 

Seguramente que já ouviste a frase: “as mães defendem os seus filhos como leoas”. É que esse comportamento protector é muito característico destes felinos.
Assim como o leão é o símbolo do sol, da força e da coragem e é conhecido com o rei da selva, as leoas são o símbolo das deusas de Creta, Frígia, Síria, Mecenas, Trácia, Lícia e Esparta. Na Índia e no Tibete são o símbolo da terra e da maternidade. As leoas representam a força, a vigilância e o instinto protector.
A sua principal característica física para diferenciar dos machos é que não têm qualquer juba. Geralmente têm crias duas vezes por ano. As suas ninhadas têm em média entre duas a quatro crias e o período de gestação dura cerca de 100 dias.
Todas as crias da manada são criadas juntas. As leoas deixam que as crias de outras se alimentem delas até aos três meses, que começam a comer carne. As crias não são consideradas adultas até aos três a quatro anos de idade.
As leoasAs leoas estão encarregues de trazer o alimento à manada e portanto, de caçar. Enquanto elas caçam, deixam as suas crias com as leoas mais jovens. Normalmente são duas leoas que se aproximam a um animal, enquanto as outras se escondem e esperam pelo momento para atacar. Em caso do animal escapar ao primeiro ataque, são elas que passam à acção.
Os estudos realizados demonstram que as leoas conseguem um caça com êxito em uma em cada quatro oportunidades. Os machos esperam que as leoas terminem a caça para dar-lhes de comer primeiro.
Quando as fêmeas tenham criado as suas crias, normalmente podem continuar na manada, a não ser que haja muitas fêmeas e não haja sítio para ficarem. As que são banidas de uma manada não serão mais admitidas por outra manada. A única possibilidade é se forem mais do que uma, unem-se e criam a sua própria manada.

****************************************************
Comportamento dos Leões 

Comportamento dos leõesA manada de leões pode variar muito em função do número que a forma. Este número de integrantes pode estar entre os 5 e os 36 exemplares.
É normal que a manada se separe em diferentes grupos, que torna possível propagar-se e formar novas manadas.
Geralmente, as fêmeas não abandonam a manada, enquanto os machos, especialmente quando são jovens assim o fazem. Nesse sentido, a sua vida é uma pouco nómada até que se tornem adultos e tenham que enfrentar outros machos para dominar uma manada.
O tamanho do território que pode uma manada de leões ocupar varia segundo o número de presas que habitam nele. Portanto, pode ser áreas entre os 20 e os 400 km².
Tanto os leões como as leoas marcam o seu território mediante uma essência na vegetação ou por ruídos que emitem.
A caça é realizada pelas fêmeas ao anoitecer. A técnica que seguem é a de aproximarem-se da sua presa até estarem a uma distância que lhes permite perseguir em grande velocidade e assim podem alcançá-la em grande velocidade de derrubá-la. Quando tem a presa entre as suas garras, a forma de matá-la é através da asfixia, mordendo o seu pescoço.
Até lá o leão espera impacientemente pela comida. Um leão pode comer até cerca de 40 kg de carne de uma vez só.
Os leões são polígamos, ou seja, podem acasalar com várias fêmeas à vez, enquanto as fêmeas têm crias apenas a cada dois anos. Acontece uma vez por ano no caso de os leões estarem em cativeiro.

*********************************************************
Os Leões 

Os leõesClassificação científica: o leão pertence à família dos felinos, dentro da ordem dos animais carnívoros. O seu nome técnico é “Panthera Leo”. A sua pelagem tem tons amarelados e avermelhados. A sua cabeça é grande, com dentes e unhas fortes. A sua cauda é comprida.
Pela sua espectacularidade e vigor, o leão é conhecido durante séculos como “o rei da selva”. Antigamente, os leões estavam distribuídos por toda a África, Europa, Irão e pela Índia. O seu habitat natural sofreu reduções devido em grande parte pela acção do homem em relação à ocupação das savanas.
Os leões, como outros membros dos felinos, têm um excelente sentido de visão e de audição, que têm especial importância aquando na localização de presas. O papel que desempenha o macho na manada é de protector de território e das fêmeas. O macho caracteriza-se pela sua juba á volta do pescoço. Esta juba serve para dar-lhe uma imagem mais feroz sem aumentar o seu peso e até amortece certos golpes.
As disputas entre dois leões geralmente não acabam em luta visto que o leão que se encontra em desvantagem assim que dá conta disso, retira-se. A quantidade de alimentos que os leões necessitam geralmente está sobre os 7 kg se forem machos e os 5 kg no caso das fêmeas. A maturidade sexual nos leões inicia-se a partir dos 24 a 28 meses de idade se estiver em cativeiro e nos 36 a 40 meses se estiver em liberdade.
As fêmeas são receptivas ao acasalamento mais do que uma vez por ano e dura cerca de 3 a 4 dias. O período de gestação é de 100 dias, portanto as crias são muito pequenas quando nascem. A mortalidade das crias é bastante elevada, pois 80% não alcança os dois anos de idade. A fêmea voltará a acasalar quando as suas crias tiverem dois anos.
Se toda a ninhada morrer, a fêmea vai acasalar pouco depois da última cria falecer. Existem caso em que os machos chegam a uma manada e matam as crias que não são deles. Isto é devido ao facto de isto tornar a fêmea mais receptiva a ele e assim poder deixar descendência própria.

*******************************************************
Características dos Leões

Características dos leõesO habitat deste animal é em África (savanas e planícies) e na Ásia (interior da selva). Normalmente se juntam em manadas, formadas por várias fêmeas e com um ou vários machos dominantes, apesar de também poder acontecer o facto de haver manadas com vários machos que não conseguiram o domínio de uma manada de fêmeas ou várias fêmeas banidas que se unem para sobreviver.
Os leões têm corpos musculosos e compridos. As suas cabeças são grandes e as extremidades relativamente curtas. Os leões são animais robustos, com um 2 metros de comprimento e uma cauda que chega até mais um metro. O seu peso oscila entre os 150 e os 240 kg no caso dos machos e entre os 125 e os 180 kg no caso das fêmeas.
Em geral, a sua vida dura até aos 15 anos se viverem na natureza ou até aos 25 anos (ou mais) se viverem em cativeiro. Nos machos a cabeça e o pescoço estão cobertos por uma juba que pode extender-se até aos ombros e barriga.
Os leões melhor alimentados apresentam jubas mais vastas e espessas. A cor desta joba varia desde o preto até ao castanho claro. As fêmeas, pelo contrário, não dispõem desta juba e a sua pelagem é de cor castanho claro.
São animais carnívoros e que geralmente alimentam-se de grandes mamíferos, apesar de também alimentarem-se de mamíferos mais pequenos, aves e répteis. As suas armas como predador se baseiam nas suas mandíbulas fortes e pelas garras das suas patas. O som característico dos leões é o rugido, que pode ser escutado por uma pessoa a uma distância entre os 5 e os 9 km de distância. Este som é característico quando os leões saem para caçar, normalmente ao anoitecer, ou quando a caça foi frutífera.
Passam umas 3 horas diárias tentando conseguir alimento. O resto do dia é passado a dormir e descansando. Os búfalos e as hienas são considerados seus inimigos. Os leões têm um bom ouvido e uma boa visão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário