quinta-feira, 7 de junho de 2012

Curiosidades sobre Gatos

Alimentação dos Gatos


Alimentação dos gatosPara os gatos domésticos, uma dieta bem equilibrada é básica para o seu desenvolvimento e crescimento. As necessidades nutritivas variarão segundo a idade e condições dos animais.
Assim, um cachorro não poderá comer o mesmo que um gato adulto. Nos meses seguintes após desmamar, ao mês e meio de vida, são de muita importância para a saúde do gatinho.
De resto, a etapa de amamentar é fundamental para um bom comportamento do gato que será mais dócil e carinhoso do que os gatos alimentados a biberão. Se a mãe não pode dar-lhe leite, devemos comprar leite em lojas especializadas, que seja o mais parecido com o da mãe, nunca dar-lhe leite de vaca.
Por norma geral, não devem alimentar-se com as sobras da comida que fazemos para nós porque não terão as vitaminas nem os aminoácidos necessários para a sua dieta. Devido ao seu desenvolvido sentido de olfacto, os odores têm um papel fundamental na sua alimentação.
A consistência da comida também é relevante para estes animais, que deverá ser fundamentalmente seca. Para dar-lhes algum medicamento, recomenda-se comida mais leve. A cada dia que passa existem alimentos mais específicos, elaborados por especialistas, tendo em conta muitos factores como a idade, a fisionomia, o momento de vida do gato, etc.
Com respeito às comidas de lata, não devemos despreocupar-nos pois nem todas contêm os mesmos ingredientes que estão na composição. Há que ter em conta que os gatos são animais carnívoros e a ideia de só gostarem de peixe e não de carne não tem nenhum fundamento.
Tal como nas pessoas, as vitaminas são essenciais para uma boa dieta destes felinos. Contêm muitos alimentos mas, para os gatos em especial, as que estão presentes em alimentos de origem animal são melhores pois absorvem mais facilmente. A vitamina A, presente no fígado é boa para a pele e para a visão. A vitamina B ajuda na assimilação das proteínas, etc. De qualquer forma, deves sempre consultar especialistas para administrarem vitaminas artificialmente.
As calorias que um gato gasta vai depender do seu peso e da sua idade principalmente. As etiquetas dos produtos podem-nos dar informações relevantes neste aspecto. Quando a doces, não lhes podemos dar nada com açúcar nem chocolate. Existem produtos em lojas de animais criados para este fim. Em resumo, dizemos que os alimentos de origem animal que os gatos podem comer são basicamente peixe e carne.
O peixe tem de ser cozido antes de ser dado ao nosso gato. Menos importante para a alimentação dele está o arroz, leite, verduras e derivados lácteos. As salsichas cozidas são muito apreciadas pelos gatos, mas devemos evitar as curadas.

-----------------------------------------------------------------------------------
Cuidados de Gatos

Como animal de estimação, o gato depende das pessoas para os cuidados e alimentação. Por isso, devemos estar especialmente atentos a eles. É possível obter informação sobre os cuidados que se têm em livros especializados nesta matéria, perguntando aos veterinários ou sociedades de protecção de animais. No seguinte artigo colocamos ao dispor uma serie de recomendações para ter em conta na altura de ter de cuidar dos seus gatos.Cuidados de gatos
Cuidados gerais:
Apesar de os gatos terem a reputação de serem independentes, os seus danos devem dar-lhes muito afecto e atenção. Uma alimentação diária e equilibrada, como é constituída os alimentos para gatos, permitem-lhes viver muito mais tempo num estado muito saudável. A disponibilização de água fresca é indispensável. Uma higiene perfeita do caixote de areia previne qualquer tipo de doenças. Alias, muitos gatos negam-se a utilizar um caixote sujo.
As unhas dos gatos devem estar curtas. Para evitar muitas dores, os gatos que vivem em apartamentos devem ter algo para arranhar. Os gatos lambem-se para se limpar e geralmente retiram pêlos mortos. Por isso, devemos escová-los regularmente, pelo menos uma vez por semana. Assim eliminaremos o pêlo morto e evitaremos a formação futura de bolas de pêlo no estômago.
Asseio do gato:
Geralmente, os gatos de pêlo curto têm uma pelagem muito mais simples de manter do que os gatos de pêlo comprido. Para os gatos de pêlo curto, basta escovar uma ou duas vezes por semana, para manter a sua pele limpa, brilhante, saudável e eliminar também a pelagem morta. Certas raças, cujo pêlo é particularmente proporcionado, como o Manx ou o British Shorthair, pedem mais rigor e atenção
Em primeiro lugar, vai-te ser necessária uma escova metálica, um pente fino, uma escova suave, uma loção e um pedaço de camurça para obter melhores resultados. Por razões de higiene, é preferível passá-lo a escovar fora de casa, para evitar que haja parasitas, pêlos ou poeira que fiquem no interior. A maioria dos gatos aprecia o asseio. Consideram essas acções como marcas de afecção e carícias
Os gatos e as crianças:
Muitos pensam que os gatos e as crianças são como cães e gatos. Há pais que têm medo de arranhões, mordidelas, … Pois isso está errado: os gatos gostam mais das crianças do que dos adultos e não lhes fazem mal a não ser que a criança lhes façam muito mal. Os gatos podem chegar a ser muito pacientes com as crianças. Devemos ter muita atenção com as crianças. Devemos conseguir fazer com que as crianças aprendam a interagir com o gato com doçura e não com hostilidade. Se o conseguirmos, o gato e a criança serão excelentes amigos.
Antes de proceder às apresentações gato-criança, explica à criança que o gato é um ser vivo a quem tem de tratar bem. Diz-lhe que deve cuidar dele como a outro membro da família. Avisa que é um animal que não gosta de ruídos altos nem os movimentos bruscos e verás como o gato e a criança se tornam bons amigos.
Os brinquedos:
Quando os gatos brincam, desenvolvem atributos para a caça. Cada brinquedo converte-se na sua presa. Incentivando o gato regularmente para jogar, o ajudarás a manter a sua forma física e psicológica. E o brinquedo é, claro, o melhor antídoto para o aborrecimento. Os gatinhos e os gatos, tal como as crianças, estão cheios de imaginação e percebem rapidamente o potencial brinquedo escondido em cada objecto.

---------------------------------------------------------------------------
Gatos Pretos

Gatos pretosNos países Europeus, o gato preto sempre foi marcado pela superstição que remonta desde da Idade Média. Esta superstição remonta-se até aos nossos dias, em que ver um gato preto é para muitos um mau presságio. Mas, infelizmente, o gato tem sido a principal vítima desta superstição, com resultados por vezes trágica.
A multiplicação do número de raças de gatos domésticos é um fenómeno recente que se remonta apenas a uma centena de anos. O gato preto Europeu foi considerado como um gato amuleto dos Britânicos. Este gato tinha uma pelagem preta profunda e possuía uns olhos alaranjados escuros ou de cor cobre.
Mas a origem da lenda que diz que os gatos pretos representam o mal, não é culpa dos próprios gatos. No inicio, o gato era um felino selvagem. Na Europa, o gato-montês da Eurásia estava muito espalhado. Os seus olhos verdes dourados levavam-nos a serem perseguidos na Idade Média, tal como os homens que tinham olhos verdes ou cabelos ruivos, sinais (segundo se pensava nessa época) de relação com o diabo.
Os Cruzados utilizavam os gatos para lutar contra as invasões de ratos pretos que eles próprios tinham importado nos seus barcos depois de uma viagem ao Oriente. O gato se propagou. Converteu-se então no protector do Homem porque acabava com os ratos propagadores da peste. Durante as grandes epidemias, o gato era um aliado muito valioso.
Na Europa, em vez de ser adorado, o gato preto foi relacionado pelos Ingleses a crenças diabólicas. Desde da Idade Média, a Inquisição perseguiram os gatos pretos, associando-os com as bruxas. Queriam lutar contra os pagãos e durante essa luta inventou-se que a imagem deles era o gato era demoníaco. Simbolizavam o mundo das trevas e que desviavam o cristão do caminho correcto.
Em 1561, um processo acusava as mulheres de se transformarem em gatas para bruxarias. Estes processos acabavam sempre com a morte das acusadas mas também como a dos pobres animais que era julgados como pessoas.
Na Europa, durante o século XVIII é que as mentalidades começaram a evoluir, apesar de lentamente. Esta evolução deveu-se, sem dúvida, à importação do Oriente de gatos Angorá e gatos Persas. Em 1765, criou-se a primeira escola veterinário, uma revolução enorme que com a ideia de cuidar de um animal, o que era completamente nova. O estudo do mundo animal eliminou os maus rumores que havia sobre estes gatos inclusive.

-------------------------------------------------------------------------------------
Imagem de Gatos

Neste artigo temos disponíveis fotos de gatos para qualquer entusiasta destes felinos possa apreciar. Lindas fotos de gatos e gatinhos à disposição.
Imagen de um gatinhoImagens de gatos
Imagens de gatinhosImagens de gatinhos
Imagens de gatosImagens de gatos pretos
GatinhosImagens de gatos



Nenhum comentário:

Postar um comentário